RESTAURANDO O ALTAR DE ADORAÇÃO DA IGREJA





I RS 18:17-40

Vemos hoje em dia que muitas igrejas não estão mais dentro da real visão de adoração. Vemos líderes nos nossos dias agindo exatamente como os reis da época de Elias. Os nossos lideres não levam o povo a adoração, mas a buscar apenas os favores de Deus, como: prosperidade financeira, honra, justiça própria, vingança, bem estar material e vida boa na terra.
No tempo de Elias o povo de Deus, que era representado pelo povo de Israel, estava completamente afastado de Deus e longe da verdadeira adoração. Como acabamos de ler o povo estava disperso e dividido. Se lermos atentamente perceberemos que  havia uma divisão entre as tribos de Israel. O reino do norte e o reino do sul. O sul tinha como referência a cidade de Jerusalém; o reino do norte tinha como referência Samaria (de lá vieram os problemas dos samaritanos, pois eles eram um povo que tinha os sentimentos feridos, eles foram rejeitados desde aquela época).
Deus então levanta Elias para restaurar o altar da adoração diante dos profetas de Baal (que eram os deuses da época). Estes profetas eram apoiados por Acabe e Jezabel, reis que governavam o povo de Israel naquela ocasião.
O povo era comandado por reis e profetas, mas já haviam três reis que estavam levando o povo a adorar deuses estranhos e não ao Deus verdadeiro.
Os profetas de Baal sacrificavam animais e seres humanos, especialmente crianças. Deus estava muito aborrecido com tudo que estava acontecendo, e por isso levanta Elias como profeta para restaurar a adoração no meio de seu povo.

  • Os verdadeiros profetas de Deus são perseguidos.
Há muito tempo, o rei Acabe e Jezabel estavam atrás de Elias. Eles o odiavam porque Elias era profeta do Deus Criador e não adorava a Baal. Quando Elias veio ao encontro de Acabe ele disse: “[...] então é você que está ai, o maior criador de problemas de Israel?" (I Rs 18:17).
Elias responde ao rei que o maior criador de problemas era ele e seus pais, que vinham há muito tempo fazendo o povo de Israel pecar induzindo o povo a adorar a outros deuses. Foi então, que Elias fez o desafio e mandou Acabe convocar todos os profetas de Baal para um duelo. O deus que respondesse com fogo seria o deus verdadeiro.
Acabe correu e convocou o povo e chamou 450 profetas de Baal e 400 profetas poste ídolos que eram sustentados por Jezabel. Então na verdade Elias estava desafiando 850 profetas.

  •  Nossas igrejas hoje estão longe da adoração.
Vemos nos nossos dias que nossas igrejas também não estão prestando a Deus a verdadeira adoração, igual ao povo de Israel. Hoje vemos o povo preocupado somente com os favores de Deus. Estão indo aos cultos não para adorar e cultuar, mas para buscar algo de Deus.
A palavra culto significa: adorar, reverenciar, prestar culto a algum deus. Entendo que isto não é culpa do povo, os próprios líderes e pastores tem levado o povo a buscar a Deus de forma errada, exatamente como os reis da época de Elias. Muitos líderes tem levado o povo a buscar riquezas, prosperidade, campanhas e mais campanhas afim de ficarem ricos, cheios de dinheiro e ostentação. Este não é o verdadeiro objetivo do culto. O verdadeiro objetivo do culto é a adoração a Deus. O povo de Israel tinha seus momentos de oração, de louvor, de guerra, de petições, entretanto cada coisa era na sua hora.
O nosso Deus é um Deus organizado, correto. Suas coisas não são de qualquer maneira e nem bagunçadas. As coisas de Deus têm que ser na mais perfeita ordem e harmonia.
Então, no nosso Ministério temos como objetivo levantar uma equipe de adoradores que realmente adorem em espírito e em verdade. Teremos o culto de oração onde derramamos nossos sentimentos no altar de Deus, nos arrependemos e pedimos a Deus unção de ousadia e o Fruto do Espírito (principalmente o amor). No culto de ensino, aprendemos a palavra e no culto de adoração, no domingo, prestamos culto a Deus em adoração. No domingo o culto inteiro é voltado para a adoração, os louvores, a palavra, tudo para resgatar o altar de adoração do Senhor. Temos que restaurar o nosso altar de adoração.
Existem muitos Acabes e Jezabeis nas igrejas, que levam o povo a adorar a tudo, menos ao verdadeiro Deus.
Deus quer levantar Elias no nosso meio e no nosso tempo atual para restaurar o lugar da verdadeira adoração.

  • O altar do povo de Deus precisa ser consertado.
A passagem bíblica conta, que Elias ajuntou os profetas de Baal e mandou que eles fizessem um altar, pois eles iriam clamar ao deus Baal para que enviasse fogo do céu.
Os profetas de Baal clamaram muito, mas não foram ouvidos. Então, Elias clamou a Deus, porém, mandou que antes concertassem o altar que estava quebrado e derrubado.
A primeira coisa que temos que fazer antes de adorarmos a Deus é consertarmos o nosso altar.
Consertar o altar significa: arrependimento e também o Fruto do Espírito em nossas vidas. Elias teve um sentimento de adoração quando se preocupou com toda nação. Ele teve a preocupação de mostrar ao povo de Israel quem era o verdadeiro Deus.
Elias manifestou o amor que ele possuia por Deus, neste sentimento ele adorou a Deus e por isso  Deus respondeu com fogo do céu.
O interessante foi que Elias consertou o altar do Senhor que estava quebrado antes de encher o altar de água, que significa a palavra de Deus. Para que a adoração de Elias fosse completa teria que realmente colocar água no holocausto. Sem a água que é a palavra não podemos adorar. A palavra de Deus leva a adoração e obviamente o fogo vai cair sobre nosso altar. Para que o fogo venha cair temos que estar como Elias com a visão focada no Senhor. Temos que ser adoradores, ou então o fogo não vai descer. A vida do adorador tem que ser sim, sim; não, não; ou quando dermos voz de comando nada acontecerá.
Quando Elias clamou para o fogo descer ele clamou para que o povo viesse a conhecer a Deus e adorá-lo.
A igreja hoje está muito preocupada com seus problemas, suas coisas pessoais. Não tem se preocupado com sua cidade e seu povo. Elias não estava preocupado com seus problemas, ele queria que o povo conhecesse a Deus e o adorasse, esta era a preocupação de Elias e foi por isso que Deus se manifestou de forma sobrenatural. Elias não tinha mais prazer em nada a não ser no Senhor. Ele foi o único profeta que encarou Jezabel e os profetas de Baal por causa de ser caráter. Ele era diferente em tudo, pois se preocupava com as coisas de Deus como Daniel e Davi. Ele teve uma honra muito grande pois Deus o tomou para si.
Deus usou Elias para derrubar a casa de Acabe, apesar de que tinha ainda 7 mil profetas que estavam escondidos e que não se dobravam a Baal. Mas somente Elias se levantou e derrubou os satanistas da casa de Acabe e nenhum filho de Acabe se sentou no trono.

  • Deus levantará Elias em nossos dias.
Temos que nos levantar para pregarmos a verdadeira adoração. Temos que nos livrar dos rituais antigos que na verdade não tem nada a ver com a verdadeira adoração. Deus quer levantar neste ministério muitos Elias para serem restauradores de altares.
Muita gente pensa que para fazer uma grande obra tem que estar na mídia, em evidência, ser reconhecido e ter muitos anos de crente. Mas eu digo pra você que Deus não precisa de nada disso para te levantar.
Devemos nos lembrar de Ana que era viúva e estava no templo servindo a Deus em oração e jejum (Lc 2:36-38). Ela era uma profetisa e havia recebido uma promessa de Deus que ela veria a redenção de Israel. Ela viveu no templo por muitos anos em oração e jejum e viu quando Deus trouxe Jesus ao mundo, pois ela estava no templo quando Jesus foi apresentado. Ela foi um Elias de sua época e nós podemos ser também em nossa época um Elias. Ana não tinha seu nome na mídia e nem era conhecida, mais fez a sua parte. Deus quer te levantar nesta geração para resgatares o verdadeiro culto de adoração ao Senhor. Assim como na época do povo de Israel Deus está cansado de receber esta adoração falsa, este holocausto enganoso. Ele quer ser amado, adorado e Deus quer restaurar os altares de seu povo.

Pra - Rosangela Picoli

AUTORIZAMOS A COPIA DOS POSTS EM BLOGS E SITES, DESDE QUE, NÃO SEJAM ALTERADOS O CONTEÚDO DOS MESMOS E CONTENHAM A REFERÊNCIA DE NOSSO BLOG E DE SEUS RESPECTIVOS AUTORES.

Unknown

Um comentário:

Anônimo disse...

Amém muito boa a palavra tava precisando ouvir tudo isso Deus abençoe.

Instagram